domingo, 10 de julho de 2011

As mudanças

"Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio, isto porque quando entro pelo segunda vez no rio, tanto eu quanto ele já estamos mudados." 
                                                                                Heródito - Filosofo


Eu entendo perfeitamente o que ele quis dizer sobre isto, bom, Heródito acreditava que 'tudo flui' que tudo está em constante movimento e nada dura para sempre. 
Li isso no livro "O Mundo de Sofia" e pensando sobre esse trecho analisei várias coisas que já vi, vivi e estou tendo a chance de viver outra vez. Ouvi muitas pessoas me dizendo que as pessoas não mudam, que serão sempre do mesmo jeito que já são. E que eu é quem devo aceita-las dessa maneira.
Porém, algumas coisas me surpreenderam nos últimos dois meses. Percebi que as pessoas podem sim mudar, principalmente quando elas querem. E as vezes o pouco que se é modificado a transformação é absurdamente visível. Coisas que eu achava que seriam impossíveis de ser mudadas, acabaram sendo mudadas. 
Mas também percebi que as minhas mudanças também colaboraram com as coisas boas que estão vindo do outro. As mudanças vieram com os erros cometidos antes, por nós mesmos. 

Que tudo continue assim, em constante mudança.

Um comentário: